Realizar contratações de profissionais não é tarefa fácil. Até chegar o momento da admissão, uma série de processos devem acontecer para garantir a segurança, qualidade e efetividade dos interesses da empresa.

Em muitos casos, a necessidade de contratar acontece em paralelo ao crescimento da empresa para alavancar e qualificar os serviços. Contudo, antes de preparar a etapa de seleção, é ideal traçar o perfil desejado para que, além de suas competências, o profissional em questão ajude a somar no desenvolvimento do negócio.

Antes de acertar a contratação, é preciso saber o que o contratado pode agregar à empresa e quais são os pontos necessários para a realização das atividades em questão. Além da experiência técnica, o novo funcionário deve possuir comportamentos e ideias que vão de encontro com a cultura da empresa e a função. Em contra partida, a empresa tem de oferecer possibilidades para que o colaborador se desenvolva e cresça individualmente, gerando reflexos positivos no coletivo.

Portanto, a prática de contratação de colaboradores exige dedicação, planejamento e muito estudo. Afinal, uma escolha mal feita pode gerar grandes prejuízos para a empresa.

O processo de recrutamento & seleção

Conforme comentamos, tudo começa pelo planejamento: é preciso saber quanto tempo você tem para dedicar à contratação do candidato mais adequado. É importante que o processo seletivo aconteça em tempo suficiente para a escolha do melhor profissional.

Definido o prazo para contratação, é fundamental ter o chamado “perfil da vaga” com o maior número possível de informações técnicas e comportamentais sobre a função. Com isso, pode ser iniciado o processo de divulgação da oportunidade. É possível anunciar em diferentes sites de emprego, além das redes sociais, porém, nesse momento, uma consultoria de RH, como a JJ Assessoria, pode ajudar com sua rede de contatos e banco de talentos a atingir o maior número de pessoas no perfil mais adequado.

Outro ponto muito importante, que a consultoria em RH é especializada, é no planejamento e escolha criteriosa dos currículos para a continuidade assertiva do processo seletivo.

A seleção, etapa posteriorenvolve testes, dinâmicas de grupo e entrevistas, que envolvem o objetivo de avaliar conhecimentos gerais, técnicos, experiências anteriores e comportamentos. É fundamental conhecer ao máximo os candidatos com métodos ágeis e efetivos para acertar na admissão.

Através da entrevista é possível identificar o conhecimento técnico do profissional em questão, como também tendências comportamentais e quais foram os resultados alcançados ao longo da carreira. A consultoria em RH com profissionais e ferramentas especializadas pode ajudar com informações importantes e relevantes para essa etapa. Conheça o programa de Recrutamento & Seleção da JJ Assessoria.

Importante reforçar que o processo seletivo é um momento de escolha da empresa para com o candidato, como também do candidato para com a empresa. Na etapa da entrevista deve ser conversado sobre quais as atribuições que o escolhido terá de desenvolver, o que a empresa espera da conduta do colaborador, quais os benefícios oferecidos ao profissional e as expectativas de crescimento profissional. Trata-se de um momento fundamental para o candidato avaliar se tem interesse nos desafios que o cargo oferece.

Como a consultoria de RH pode facilitar as contratações?

Cada vez mais a área de RH das empresas precisa ter foco estratégico, além de uma clara visão de todos os temas que gerencia, como a definição de políticas de remuneração, otimização organizacional, política de seleção de talentos, entre outros temas.

Uma consultoria de RH especializada pode selecionar previamente os talentos e potenciais profissionais a serem apresentados à empresa com qualidade e agilidade. Para isso, são usadas técnicas específicas para cada caso dentro do processo seletivo, levando em consideração a cultura da empresa e o perfil profissional desejado.

Todo o processo de avaliação é feito por especialistas, começando pelo reconhecimento da cultura da empresa, o que garante assertividade na identificação e seleção dos profissionais. Depois, passa pela cuidadosa definição do perfil e identificação das competências necessárias para uma admissão mais assertiva.

Cuidar atenciosamente das contratações é fundamental para definir os resultados futuros da empresa. Por isso, contar com o suporte e a ajuda de profissionais especializados maximiza as chances de sucesso do setor de RH.

Para saber mais detalhes sobre os impactos da consultoria de RH em processos seletivos, entre em contato (19) 3255 1355 com nossos especialistas e esclareça suas dúvidas.

O primeiro passo pra ter uma boa equipe é ter um bom líder!
Então confira aqui como aprimorar suas habilidades em liderança.

 

[contact-form-7 id="29419" title="posts"]

Pin It on Pinterest