Se você também tem a sensação de que seu dia não rende como deveria, ou já pensou que o dia deveria ter mais de 24 horas? Saiba que não está sozinho e que essa é uma situação que atinge centenas de profissionais diariamente, independente da área e cargo.

O maior problema enfrentado por profissionais é que tal situação tende a atrapalhar os seus resultados, uma vez que diversas tarefas se veem mal acabadas por conta da “falta de tempo”, ou melhor, o não gerenciamento do mesmo.

Como diz o ditado, “tempo é dinheiro”, principalmente para a sua empresa, mas também é um fator extremamente importante para te definir como profissional de alta performance. Pode ser inclusive que você nunca tenha parado para refletir quanto vale o SEU tempo, mas saiba que ele vale muito mais do que você imagina, e por isso deve ser bem cuidado.

Como começar a administrar o tempo?

Alguns dos principais motivos para você dar o devido valor à gestão do tempo é o sentimento de felicidade gerado com a satisfação ao finalizar algo, o que acontece, por exemplo, com um projeto de sua responsabilidade. Além disso, o reconhecimento do outro pelo resultado lhe proporciona outro sentimento importante que é a elevação da autoestima. Afinal, o que buscamos é ser feliz com aquilo que fazemos.

Logo, podemos perceber que o tempo é um bem extremamente valioso e, independentemente do valor que você dê para ele, é preciso que saiba administrá-lo melhor. Para isso, é possível seguir dicas simples, como as listadas abaixo:

Crie uma agenda

As agendas são uma das ferramentas de trabalho mais utilizadas por diversos profissionais, justamente pela facilidade que apresentam quando surge a necessidade de organizar tarefas e compromissos por dia, horário e até mesmo tempo de duração. Atualmente existem versões virtuais que facilitam ainda mais a organização, podendo ser checadas em qualquer lugar por meio de dispositivos móveis.

Caso você não tenha o costume de desenvolver uma agenda de atividades diárias, avalie se está conseguindo entregar suas tarefas quando solicitadas. Preste atenção na sua imagem passada no ambiente de trabalho, profissionais que se atrasam constantemente, mostram que não conseguem organizar seus afazeres, tendem a não serem vistos com “bons olhos”.

Avalie seu rendimento

Mesmo utilizando uma agenda de tarefas, compromissos, algumas atividades podem demandar mais tempo do que você pensou que seria necessário, te deixando novamente com a sensação de frustração. Antes de determinar quanto tempo será necessário, busque avaliar de quantas horas ou minutos você realmente precisa para terminar cada afazer, pois assim saberá quanto tempo de fato precisará separar para cada um deles, bem como poderá avaliar se o rendimento de fato foi condizente com o esperado.

Estabeleça prioridades

Um bordão famoso no meio corporativo é aquele que diz que o bom profissional é o que sabe qual incêndio deve apagar primeiro, o que não deixa de ser verdade. Cada atividade desenvolvida é importante, porém, para que seu tempo renda e a sensação de dever cumprido surja, é primordial que você saiba quais tarefas devem receber atenção e serem tratadas com prioridade, quais podem ser realizadas posteriormente e por fim aquelas de precisam ser delegadas. Caso contrário, seu esforço será direcionado para coisas secundárias, fazendo com que mais tempo e esforço sejam dedicados para as coisas que podem não gerar o resultado que é esperado.

Organize seu ambiente de trabalho

Essa organização deve ir além de deixar sua mesa e seus papéis arrumados: tente organizar também o seu dia a dia. Antes de deixar o escritório, por exemplo, avalie tudo o que terá para fazer no dia seguinte, de modo a chegar preparado e disposto.

Saiba falar “Não”

A maioria das pessoas que tem dificuldade em administrar seu tempo com as atividades que precisam ser realizadas, são aquelas que costumam aceitar tarefas que estão além da sua capacidade de realizar conforme prazo pedido. Profissionais que não sabem dizer “não” acabam acumulando responsabilidades e não entregando o que de fato deveriam. Aqui estamos dizendo que é importante sim avaliar sua agenda e saber quando dizer não, ou seja, negociar com o outro possibilidades de se fazer a atividade em outro prazo de entrega, ou delegar para outra pessoa.

Concentração / Foco

A administração do tempo está ligada a outro fator importante: a concentração.

Sem ela, torna-se praticamente impossível ser um profissional produtivo, pois um tempo bem administrado não é suficiente para garantir que todo o seu potencial será utilizado. Um ambiente de trabalho bem organizado também é bem-vindo aqui, bem como a priorização de tarefas e a eliminação da procrastinação. Nesse último ponto, por sinal, outra dica importante a ser colocada em prática é evitar se ocupar com problemas que são difíceis de serem resolvidos e tendem a tirar a prioridade daqueles que você é capaz de resolver.

Os problemas de concentração, por sua vez, tendem a afetar diretamente sua produtividade, leia nosso artigo sobre foco.

Busque serviços que ajudem nesse processo de aprendizado

Um bom treinamento comportamental, como também sessões de coaching, irão te auxiliar profissionalmente na administração do tempo.

Para saber mais, entre em contato com nossos consultores através desse link.

 

Leia também o nosso e-book “Liderança, como desenvolvê-la”

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