Entrevistar candidatos,com qualidade e de forma efetiva, para um cargo dentro de sua empresa é uma das etapas fundamentais no processo de seleção dos melhores profissionais. Para chegar ao ponto de fazer uma contratação eficiente, porém, você precisa se certificar de que conclui com maestria todas as etapas existentes, desde a criação da vaga em si.

Na seção Apoio à Seleção da JJ Brasil Assessoria você terá acesso a diversos artigos e recursos adicionais sobre o processo de recrutamento e seleção, e nesse post poderá aprender mais sobre como cuidar corretamente dessa tarefa. Continue a leitura para descobrir dicas de como conseguir a seleção dos melhores profissionais para a sua empresa e quais passos deve seguir.

Como fazer a seleção dos melhores profissionais

Se você chegou até esse post, é porque certamente a forma de contratar novos colaboradores para a sua empresa não está mais sendo eficaz e é preciso descobrir como fazer a seleção dos melhores profissionais o quanto antes. Afinal, essa descoberta possibilita não só o ganho de novos talentos, mas também auxilia o Departamento Pessoal e o Recursos Humanos na solução de inúmeros problemas, como:

  • Diminuindo o tempo gasto com entrevistas constantes;
  • Eliminando altos níveis de demissão;
  • Melhorando os resultados para todos.

Elaborar uma entrevista de emprego quando surge uma vaga pode parecer fácil, mas exige dedicação de quem deseja fazer a seleção dos melhores profissionais, e quem não se dedica nesse caso pode acabar tendo imprevistos posteriormente.

O processo de recrutamento e seleção, por sinal, muitas vezes é longo, justamente por conta das etapas que o compõem e da atenção que deve ser dada a cada uma. Cada etapa, ou passo dado, se faz importante, e abaixo você pode conferir alguns deles:

1 – Prepare-se com antecedência para a entrevista

Tenha em mãos todas as informações sobre a vaga, pois isso é essencial para poder conduzir o processo junto com os candidatos.

Junto aos gestores que fizeram a requisição da seleção e abertura do cargo, defina quais as competências técnicas que o profissional deve ter por serem as mais adequadas para essa oportunidade, quais as principais tarefas a serem desempenhadas e outros detalhes que julgarem importante para não restar dúvidas.

2 – Colete informações pertinentes durante a entrevista

Uma vez que o comportamento passado prediz o comportamento futuro, procure os “padrões” de comportamento do candidato à medida que você coleta suas informações. A dica, nesse caso, é perguntar por situações semelhantes a contextos da empresa que o profissional tenha vivenciado e como ele as resolveu.

Por exemplo: se sua empresa busca a seleção dos melhores profissionais para gerir um call center que lida com clientes difíceis diariamente, faça perguntas sobre situações que tenham ocorrido em outros momentos e que precisaram ser contornadas sem prejudicar nenhum dos lados.

3 – Trate todos os candidatos de maneira justa

Caso utilize uma lista de perguntas durante o processo seletivo, lembre-se que ela deve ser a mesma para todos os candidatos. Dessa forma você não perderá nenhuma informação importante, tratará a todos de maneira igual e ainda poderá comparar os perfis de acordo com as respostas coletadas.

4 – Respeito ao outro

O processo seletivo não é um momento fácil e tranquilo para o candidato, pois envolve emoções como ansiedade e nervosismo. Sendo assim, entender o outro e respeitar os sentimentos gerados é fundamental para que a entrevista ocorra com efetividade.

5 – Facilite a comunicação aberta

Explique o processo de seleção para o candidato e as etapas que envolvem aquele processo, bem como quais os canais de comunicação que ele terá para poder esclarecer dúvidas e ou saber do resultado.

Analise o perfil comportamental dos candidatos

Outro passo importante na seleção dos melhores candidatos para a sua empresa é buscar saber mais sobre a tendência de comportamento de cada um deles, pois essa é uma das formas mais eficazes de garantir que a contratação feita foi de fato a melhor.

Essa tendência pode ser observada através da análise do chamado perfil comportamental, que contempla 4 tipos específicos de comportamento e, dessa forma, utilizando testes rápidos, é possível determinar se um candidato possui um lado forte voltado para a liderança, por exemplo.

Garantindo a assertividade, elimina-se também os problemas citados no início desse post, como altos níveis de demissão e contratação e queda nos resultados. Incluir a análise de comportamento na seleção dos melhores profissionais pode deixar o processo um pouco mais longo, afinal se trata de uma etapa a mais, mas é uma medida que premiará também o próprio candidato, que será inserido em um cargo que realmente condiz com sua personalidade.

Caso deseje saber mais sobre recrutamento e seleção dos melhores profissionais visite nosso site e conheça nossos artigos. Para aprender a trabalhar esse processo de forma mais assertiva em sua empresa, fale conosco.

O primeiro passo pra ter uma boa equipe é ter um bom líder!
Então confira aqui como aprimorar suas habilidades em liderança.


[contact-form-7 id="29419" title="posts"]

Pin It on Pinterest