Construir relacionamentos no local de trabalho é uma questão bem importante em uma carreira de sucesso. Tanto o relacionamento intrapessoal quanto orelacionamento interpessoal.

Embora você vá para a empresa todos os dias para cumprir com suas obrigações, com certeza essa será uma experiência muito mais agradável e produtiva se você souber lidar com sua equipe ou departamento.

Por isso, elaboramos aqui um breve guia sobre a importância dos relacionamentos no ambiente corporativo – e como transformar isso em uma habilidade positiva para sua carreira e sua vida. Siga na leitura com a gente!

Por que é importante ter bons relacionamentos no trabalho?

As pessoas são naturalmente criaturas sociais: anseiam por amizades e interações positivas tanto quanto necessidades fisiológicas, como alimentação, por exemplo.

Então, quanto mais bem-sucedidos forem os seus relacionamentos, mais feliz e produtivo você será.

Boas relações de trabalho trazem, ainda, vários outros benefícios: a rotina é mais agradável, isso possibilita ao profissional ser mais inovador e criativo – e as ideias de pessoas que sabem se relacionar tendem a ser mais bem aceitas.

Além do mais, bons relacionamentos trazem mais produtividade, já que em vez de gastar tempo e energia superando os problemas associados aos relacionamentos negativos, você pode se concentrar nas oportunidades.

Bons relacionamentos também são necessários para o desenvolvimento de carreiras. Afinal, se o seu chefe não confia em você, é improvável que seu nome seja considerado para uma nova posição.

No geral, todos nós queremos trabalhar com pessoas com quem nos damos bem. Quando bem desenvolvidas, as habilidades interpessoais e intrapessoais ajudam a aumentar a produtividade e a abordagem junto à equipe para atingir os objetivos organizacionais.

Veja a seguir as definições sobre relacionamento interpessoal e intrapessoal – e como ambos são importantes para o seu futuro.

Qual a diferença entre interpessoal e intrapessoal?

Definição de Relacionamento Interpessoal

relacionamento interpessoal refere-se a nossa relação com o próximo.

É a habilidade através da qual nos relacionamos bem com as pessoas que fazem parte do nosso convívio, dentro de um determinado ambiente, no caso, o corporativo.

Lidamos com nossos colegas, chefes, clientes, e outros profissionais envolvidos no ambiente de trabalho – cada um deles com suas características, diferenças e personalidades.

É através do bom relacionamento interpessoal que conseguimos entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas.

Além disso, o bom relacionamento interpessoal está interligado ao sucesso do trabalho em equipe e ao bom clima organizacional. Quando esses fatores apresentam defeitos, certamente todos – empresa e os colaboradores – saem perdendo.

Todo relacionamento interpessoal envolve três fatores: o ambiente, o eu e o outro. Isso significa que para desenvolver a habilidade de se relacionar com o outro, precisamos:

  • Entender o que o ambiente nos exige e oferece;
  • Aprimorar nosso autoconhecimento (nossas tendências comportamentais, reações frente às situações);
  • Procurar observar, entender o outro e saber lidar com as diferenças (seus comportamentos, motivações, estilos de comunicação, entre outros fatores).
  • Coaching é uma boa ferramenta para ajudar a desenvolver suas habilidades em relacionamento interpessoal – saiba mais sobre coaching neste artigo.

Definição de Relacionamento Intrapessoal

Também conhecido como inteligência intrapessoal, é o tipo de relação que você estabelece consigo mesmo e com seus próprios sentimentos e aspirações.

Sua premissa é baseada no autoconhecimento, no domínio próprio e a forma como o indivíduo se motiva continuamente – e como tudo isso permeia nossa vida pessoal e profissional.

Quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a felicidade e todos os seus objetivos – em todos os aspectos de sua vida.

Algumas perguntas básicas podem ajudar você a desenvolver a inteligência pessoal:

  • Quais são os meus sonhos?
  • Quais são meus pontos fortes e fracos?
  • Quais são meus talentos?
  • Quais são os meus medos?
  • Que competências já tenho ou preciso aprimorar?
  • Que atitudes minhas favorecem ou dificultam o meu sucesso?
  • Que habilidades tenho ou necessito desenvolver?

É justamente a prática do autoconhecimento que nos ajuda a lidar com as mais diversas situações da melhor forma possível. Sem frustrações, sem descontrole ou sentimentos ruins, apenas buscando as melhores soluções.

Para aprimorar sua a inteligência pessoal, você pode fazer alguns exercícios que podem melhorar o seu autoconhecimento e capacidade para lidar com emoções, medos e metas.

Veja algumas dicas abaixo:

  • Tenha um bloco de anotações e liste todas as emoções que sentiu durante o dia, ainda que sejam superficiais. Antes de dormir, reflita sobre cada uma e o que você fez para contorná-las;
  • Você consegue fazer determinadas atividades sozinho ou é algo incômodo para você? Tente fazer alguns passeios como ir ao cinema, jantar ou fazer uma caminhada. Observe o quanto isso é natural para você. Praticar esse hábito pode te ajudar a se libertar de algumas limitações;
  • O hábito de praticar exercícios, relaxar e aprender a respirar adequadamente revitalizam o corpo e a mente, além de gerar mais energia e disposição.
  • Assessment é uma boa forma de desenvolver suas habilidades em relacionamento intrapessoal, já que ele funciona como uma espécie de check up do seu perfil – saiba mais sobre Assessment neste artigo.

Conquiste um bom relacionamento interpessoal no trabalho

Em um ambiente onde convivem muitas pessoas com diferentes personalidades, competências e expectativas, manter um bom relacionamento interpessoal certamente é um grande desafio, mas que pode ser perfeitamente trabalhado.

Confira algumas dicas de como aprimorar o seu relacionamento interpessoal no trabalho:

Evite descontar suas frustrações no outro

Procure focar em suas tarefas e no ambiente que está e, caso seja um problema muito sério, como uma doença na família, avise educadamente aos seus colegas que está passando por um momento delicado – e essa atitude certamente irá causar uma impressão positiva.

Entenda e respeite as diferenças

Não adianta, todos nós somos diferentes e isso se aplica em qualquer cenário – família, amigos e estudos. Procure entender que as diferenças não são obstáculos, mas oportunidades de construir um ambiente enriquecido, inteligente e com mais representatividade de visões, opiniões e ideias.

Exercite a empatia

Uma característica-chave no relacionamento intrapessoal x interpessoal no trabalho é a capacidade de empatia. Saber se colocar no lugar, considerar a opinião e os sentimentos do outro são essenciais para avaliarmos o impacto de nossas ações e tratarmos os colegas de trabalho da melhor forma possível.

Saiba abordar adequadamente para criar boas conexões

Para construir um bom relacionamento interpessoal, saiba abordar o outro com cordialidade, educação e respeito. Pense no outro como um cliente que você quer conquistar e, para isso, precisa entendê-lo e se adaptar na comunicação com ele.

Aprenda a trabalhar em equipe

É comum ouvirmos frases como “eu faço a minha parte”, o que, inicialmente, pressupõe certo individualismo, quando na verdade um dos fatores que fazem uma organização funcionar bem é o trabalho em equipe. Saiba pedir ajuda aos colegas e coloque-se à disposição para ajudar na resolução de problemas.

Expresse suas opiniões adequadamente

A forma como você dita o tom das conversas e influencia na construção do relacionamento interpessoal. Isso não envolve apenas cordialidade e simpatia, mas também clareza. Se você possui algum problema com um colega de trabalho, converse com ele de forma educada e sem ofensas. Falta de diálogo e intensos conflitos afetam negativamente todo o ambiente corporativo.

Saiba falar de si mesmo

Aqui não se trata apenas de falar sobre si mesmo de forma natural, sem parecer arrogante, mas o que você transmite por meio das suas opiniões e atitudes. Ter uma postura colaborativa, compartilhar informações importantes para contribuir com o trabalho de todos e revelar aspectos de sua personalidade que podem ajudar a equipe são itens que, certamente, irão reforçar o seu valor.

Aprenda a ouvir o outro

Esse exercício nem sempre é fácil, principalmente na hora de ouvir críticas, opiniões contrárias e visões de mundo completamente diferentes da sua, mas esse preparo é necessário para um bom relacionamento interpessoal e pode trazer ótimos resultados e ideias.

Habilidades que envolvem o relacionamento no trabalho

É importante deixar claro que tanto as habilidades interpessoais quanto as intrapessoais desempenham um papel importante na carreira, pois ambos são altamente valorizados no ambiente corporativo, podendo significar o diferencial necessário no momento que um gestor precisar optar por um profissional que vai assumir uma nova posição.

E a questão chave para conseguir gerenciar os relacionamentos é ampliar o seu autoconhecimento e desenvolver as competências necessárias – uma tarefa que fica mais fácil com a ajuda do Assessment e do Coaching.

Estas ferramentas podem ajudar a criar ou desenvolver uma série de habilidades necessárias para ampliar seu autoconhecimento, melhorar sua forma de se relacionar e é contribuir para a sua evolução e sucesso profissional.

Confira algumas qualidades que são desenvolvidas:

  • Capacidade de lidar com diferentes cenários, pessoas e desafios;
  • Ganho de produtividade e performance;
  • Comunicação assertiva;
  • Foco e motivação;
  • Planejamento e feedbacks mais eficazes;
  • Liderança e trabalho em equipe.

Se você quer ser um profissional habilidoso tanto em relacionamento interpessoal quanto em relacionamento intrapessoal, o Assessment e o Coaching são as ferramentas certas: clique já e conheça as soluções JJ Assessoria para sua carreira.

Se conhecer é o primeiro passo para o sucesso. 
Então descubra aqui mais sobre si mesmo para poder aplicar isso em seus relacionamentos no trabalho.

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