Quando observamos o universo corporativo, é comum ver pessoas que abandonaram qualquer tipo de treinamento ou atualização – mas que sofrem quando a estagnação bate em sua porta. Especialmente quando a carreira dos colegas parece em franca ascensão – e a deles está parada ou (pior) em risco frente às estatísticas do desemprego.

Nessas horas, tão importante quanto ter um MBA ou especialização é desenvolver competências comportamentais. Saiba mais sobre essa questão e como o treinamento certo pode mudar o panorama de uma carreira estagnada.

Contrata-se pela expertise, demite-se pelo comportamento

Até um certo tempo atrás, era comum que as pessoas passassem longos períodos em uma mesma empresa, cercada pela mesma equipe. E isso pode ser fatal para o processo de crescimento pessoal e profissional: a falta de novos estímulos e elementos pode gerar um processo de “congelamento” – de práticas, mentalidade e forma de agir e pensar com relação ao próximo.

Mas o cenário corporativo anda cada vez mais dinâmico: novos formatos de contratação, novo perfil de habilidades exigido e um novo cenário empresarial tem cada vez mais empurrado os profissionais para modelos mais abertos.

Com isso, cresce a demanda por profissionais que saibam transitar entre as mais diversas hierarquias, a se relacionar em um nível mais próximo com seus pares, líderes e subordinados.

Tanto que muitas empresas hoje fazem seus processos seletivos priorizando as habilidades de relacionamento dos candidatos em igual ou até maior grau de importância que suas experiências técnicas.

O novo modelo de carreira

Além desse novo movimento corporativo, há também uma mudança comportamental que está gerando uma transformação contínua no mindset dos profissionais.

O fenômeno que deve ser observado no local de trabalho: as atitudes e o comportamento da Geração Y e Z que estão cada vez mais presentes no mundo corporativo.

O novo perfil desses profissionais é cada vez mais motivado por um senso de serviço e conexão com a comunidade através do produto ou serviço a que ele contribui.

Esta mudança crescente está focada em como homens e mulheres pensam e prosseguem em suas carreiras, assim como as características das organizações para as quais eles planejam se dedicar.

É nesse contexto que o treinamento certo garante a oportunidade para um aprendizado contínuo, o desenvolvimento em gestão de pessoas (relacionamento) e gestão estratégica (visão do negócio) é essencial hoje.

Habilidades que vão além do currículo do profissional

Tudo isso mostra que a pessoa que busca crescer profissionalmente precisa treinar suas habilidades de relacionamento e seus talentos na arte da política interpessoal.

Hoje em dia, é importante que homens e mulheres saibam que o ambiente corporativo requer um alto nível de colaboração com pessoas diversas.

Então é preciso alinhar seus talentos e habilidades com objetivos comuns. Liderança positiva, transparência, informalidade, colaboração, altos padrões éticos, inovação – tudo isso é tão importante para evoluir na carreira quanto investir numa pós-graduação.

E nesse ponto o coaching e o treinamento pode ser uma ferramenta fundamental de desenvolvimento das capacidades de relacionamento.

Através de sua prática, o profissional pode se desenvolver e construir seus conjuntos de habilidades para agregar valor para a organização onde atua – e para o desenvolvimento de sua carreira.

É por isso que muitas pessoas encontram no Coaching e no Treinamento Comportamental uma solução para quem busca um diferencial competitivo para o start de uma nova fase de crescimento.

Afinal, promover uma atitude positiva sobre relacionamentos interpessoais ao longo da vida é a chave para o sucesso no local de trabalho.

Se você está em busca de soluções para superar a estagnação em sua carreira e construir ou aprimorar suas habilidades interpessoais, conte com a nossa equipe de especialistas: clique e tire suas dúvidas!

 

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