Toda pessoa em busca de crescimento – seja para sua carreira ou vida pessoal – precisa investir no desenvolvimento do autoconhecimento.

Dessa forma é possível compreender quais estratégias você precisa desenhar e quais atitudes são necessárias para chegar ao seus objetivos.

Não reconhecer a si mesmo pode levá-lo a todo tipo de dificuldades – como deixar que os outros ultrapassem seus limites, fazer apenas aquilo que os outros esperam de você, conflitos nos relacionamentos profissionais e pessoais e o principal problema: não ser feliz.

O autoconhecimento pode te ajudar a traçar o caminho mais curto para a sua felicidade. Ele evita que você perca tempo perseguindo as coisas pelas quais não é apaixonado. E ajuda a focar nas coisas que mais importam. Mas como você pode desenvolver o autoconhecimento?

Aqui estão algumas coisas que qualquer pessoa – seja qual for sua renda, nível de educação ou idade – pode fazer para construir seu autoconhecimento.

1) Anote seus principais planos e prioridades

Uma das melhores maneiras de aumentar o autoconhecimento é manter um diário, onde você deve escrever o que quer fazer e conquistar.

Isso vai ajudar a montar um planejamento do que precisa der feito ao longo do tempo para alcançar o objetivo. É necessário acompanhar seu progresso a todo momento, pois as estratégias podem mudar conforme você vai avançando no processo.

Suas atualizações servem também como um registro, que o ajudam a avaliar se os resultados futuros podem ou não ser atribuídos aos seus esforços, a um bom julgamento ou simplesmente à sorte.

Uma boa dica é fazer uma espécie de planejamento estratégico, como costumamos ver ou fazer nas empresas.

Ao registrar seus objetivos e fazer quais os caminhos e ações você deve fazer, além do prazo necessário, fica muito mais visível para compreender o plano e concretizá-lo.

2) Avalie seus conhecimentos técnicos e o que ainda precisa desenvolver

O mercado de trabalho está mudando – e um reflexo disso é o peso maior que as habilidades emocionais estão recebendo em processos seletivos – muitas vezes ultrapassando até a expertise técnica.

Por isso, reflita se matricular-se em uma graduação de quatro anos é realmente o que sua carreira precisa.

Será que cursos técnicos de curta duração ou cursos online não são uma opção mais viável – e vantajosa? A educação pode ser uma ótima ferramenta para avançar em seu plano de carreira, mas também pode ser um investimento de baixo retorno a curto prazo.

Não estamos dizendo que você deva parar de estudar, mas sim que deve visualizar o emprego dos sonhos – e ver que tipo de habilidades serão necessárias para conquistá-lo.

3) Busque feedbacks regularmente

O feedback construtivo, bem feito, nos permite ver melhor nossas próprias forças e fraquezas. Uma vez que o processo de feedback é concluído, é importante que todos os envolvidos façam uma reflexão sobre ele, sem deixar o julgamento próprio bloquear o que o outro falou de você.

Observe todas as forças que chamaram a atenção e quaisquer pontos fracos ou pontos cegos que podem atrapalhar a busca por seus objetivos.

Ouça também os amigos, familiares e pessoas próximas

Temos de confiar também no feedback de nossos colegas, amigos e mentores. Para que seus amigos possam ser sinceros e transparentes, deixe-os saber que você está na busca de autoconhecimento.

Faça com que seu amigo ou colega se sinta seguro para lhe dar uma visão informal, mas direta e honesta. Outra estratégia é pedir que as pessoas apontem ocasiões em que você está apresentando um comportamento que quer mudar.

Por exemplo: “sei que tenho mania de interromper quando os outros estão falando, mas me faça um favor e me avise – de forma discreta, de preferência – sempre que eu fizer isso. Assim eu saberei como parar”.

4) Faça uma avaliação de perfil (Assessment)

Nossas escolhas costumam ser feitas com base nos mais diversos motivos: inspiração em pessoas que admiramos, situações que vivemos e até leituras de livros ou artigos.

Mas nem sempre isso traz o incentivo necessário para nos concentrarmos nos pontos fortes, como eles podem ser, ao invés de sustentar todas as nossas fraquezas.

Mas existem alguns testes disponíveis que podem fornecer um bom autoconhecimento, ajudando em nosso planejamento estratégico e no alcance de nossos objetivos.

Se você nunca fez um teste de autoconhecimento, sugerimos que você baixe a ferramenta grátis de autoconhecimento da JJ Assessoria.

Através dela será possível validar traços que você já sabia que tinha, além de aprender algo novo sobre si mesmo. Ou então você pode também conversar com os nossos especialistas em Avaliação de Perfil – Assessment.

Clique a seguir e baixe agora, gratuitamente – definitivamente valerá a pena os poucos minutos necessários e assim ampliar seu autoconhecimento!

[contact-form-7 id="29419" title="posts"]