Você está nesse momento pesquisando oportunidades de trabalho, fazendo inscrições em diversos sites, cadastros e contatos em todos os lugares, porém seu currículo não está resultando em entrevistas?

Saiba que isso é comum – mas que pode ser resolvido.

Primeiro, é importante entender que o currículo é o seu “folder”, é ele que vai iniciar a venda do seu conhecimento para o entrevistador, que ainda não o conhece.

Quando você tem um folder que apresente todo o seu conhecimento e experiência de forma clara, objetiva – e exatamente no foco da busca que o selecionador está fazendo, as suas chances de chegar à segunda etapa do processo seletivo – a entrevista – aumentam consideravelmente.

Existe no mercado o suporte de consultorias na área, chamada de Suporte à Transição de Carreira, conhecido como Recolocação. Esse tipo de suporte pode ajudar a aumentar suas chances de conquistar um novo emprego. Se quiser saber mais clique e entre em contato com a JJ Assessoria em Recursos Humanos.

Entenda a seguir como fazer um currículo mais assertivo e competitivo, que vai trazer mais sucesso na busca de oportunidades de trabalho.

Qual modelo devo utilizar?

A internet disponibiliza diversos modelos, formatos e layouts que podem servir como base, porém aqui fica a primeira dica: currículo não é um documento estável.

Ele deve ser alterado, atualizado e modificado constantemente, conforme a oportunidade para a qual você está se candidatando e conforme suas experiências vão evoluindo.

Qual a primeira etapa para fazer ou melhorar seu currículo?

Assim como você faz uma pesquisa sobre a empresa na qual vai passar por um processo seletivo, é importante fazer uma boa pesquisa sobre si mesmo, chamada de Banco de Dados.

Para isso, vale examinar cuidadosamente seu currículo, puxar pela memória todos os acontecimentos que você vivenciou, participou e foi responsável durante sua trajetória profissional.

O objetivo é simplesmente resgatar as informações sobre sua carreira, sem se preocupar nesse momento com a relevância da atividade. Liste tudo o que você realizou em cada período da sua vida.

Escreva todas as atividades – e adote o hábito de atualizá-lo a cada nova situação no trabalho ou de conhecimento. Dessa forma será mais fácil manter seu currículo atualizado.

Assim, no momento em que você for abordar suas experiências e realizações durante uma entrevista, as informações estarão registradas. E você não irá depender sempre de sua memória.

Como construir este banco de dados?

O banco de dados deve ser construído a partir do levantamento de suas atividades desenvolvidas nos últimos dez anos. Isso inclui também cursos acadêmicos e serviços voluntários.

Esse levantamento deve ser feito ano-a-ano, dividindo as informações em duas atividades principais: Projetos e Principais Atribuições.

Projetos

Os projetos englobam tudo o que tem começo, meio e fim. E o ideal é que você faça uma divisão de acordo com três tipos:

1) Projetos de sua responsabilidade: quando você foi o responsável por todo o seu desenvolvimento.

2) Projetos nos quais você teve participação: aqueles que tinham a liderança de outras pessoas, mas onde você deu suas contribuições.

3) Projetos vivenciados: normalmente desenvolvidos e implantados por terceiros. Não foram de sua responsabilidade e não houve participação direta, mas você foi afetado culturalmente. Como uma ISO Ambiental, campanhas de Endomarketing, entre outras.

Principais Atribuições

Aqui entram suas atividades desenvolvidas no dia-a-dia – com destaque para as ações e medidas estratégicas, bem como o resultado gerado por elas.

Aqui você pode trabalhar a gestão técnica de uma área, a gestão de pessoas, planejamentos, desenhos de processos internos, entre outros.

Itens fundamentais para um bom currículo

Agora que você já montou seu banco de dados, é hora de elaborar o seu currículo. Confira a seguir todos os dados estratégicos necessários:

1º) Dados Pessoais: informações precisas e relevantes e que facilitem o acesso a você – como nome completo, sem abreviações, endereço completo, telefones para contatos com DDD, e-mail, comunicadores instantâneos (Skype, WhatsApp,) e o endereço do perfil no LinkedIn.

ATENÇÃO: esse tópico precisa estar sempre atualizado, para que a empresa encontre você o mais rápido possível.

2º) Objetivo: cargo ou área de interesse (que deve ter a mesma nomenclatura utilizada na vaga para qual está se candidatando).

Caso não tenha uma vaga aberta no momento do envio do currículo, coloque no objetivo até três áreas de interesse, como: Produção / Logística / Almoxarifado

3º) Perfil Profissional: resumo em tópicos de todas as informações mais relevantes do banco de dados citado acima.

O ideal é apresentar de forma atrativa toda a sua experiência profissional adquirida ao longo dos anos. Inclua também trabalhos voluntários.

ATENÇÃO: esse tópico é um dos mais importantes para a empresa que está selecionando – é o momento onde ela avalia suas experiências e vivências.

Por isso, invista o seu tempo nessa parte, desenvolvendo um texto bem direcionado, que mostre o seu potencial e resultados alcançados.

4º) Formação Acadêmica: inicie sempre a partir do grau mais elevado da formação – doutorado, mestrado, pós-graduação e graduação. Só mencione o segundo grau se for relevante, como por exemplo um curso técnico que agregue valor à formação.

5º)  Formação Complementar: inclua aqui os cursos complementares: pequenas atualizações, participações em seminários e palestras. Cite principalmente os mais relevantes para o perfil de cargo que você está buscando.

ATENÇÃO: seja objetivo nesse tópico, insira apenas o nome do curso e o da instituição.

6º)  Experiência Profissional: liste as empresas por onde passou, sempre iniciando da última que trabalhou para a primeira. Cite o nome da empresa, segmento, cargo, data de admissão e saída.

Exemplo: Empresa Ltda – 02/2014 a 07/2016

Cargo: Auxiliar de Produção

7º) Idioma: conhecimento em outras línguas.

Exemplo: Inglês

Espanhol

8º) Viagens Internacionais: se você já viajou para fora do Brasil, liste as viagens por data, local e objetivo – a trabalho, estudos, etc.

Se você quer receber um exemplo de banco de dados e de currículo para alavancar sua busca de emprego, clique aqui!

Conheça nossa ferramenta de autoconhecimento, BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!Ferramenta de Autoconhecimento

[contact-form-7 id="29419" title="posts"]