Uma equipe de trabalho motivada e com um bom engajamento é o sonho de qualquer empresa — pois, ela é capaz de maximizar os resultados do negócio, como o fortalecimento da marca, o aumento do alcance, captação e retenção de clientes, entre outros benefícios. Este, porém, é um constante desafio para os gestores. São eles os responsáveis por promover esse engajamento e a alta performance do grupo.

É tarefa da gestão de equipe manter os funcionários focados em alcançar os objetivos da companhia, monitorar o rendimento e melhorar a produtividade do time. Se você é um gestor, lembre-se, no entanto, que, em primeiro lugar, é importante a manutenção de um bom ambiente de trabalho para que isso tudo seja possível.

Conseguir uma equipe engajada é muito mais fácil em um espaço em que há organização, respeito, reconhecimento e valorização — tanto por parte dos líderes quanto entre os colegas — além de espaços de permanência, com as ferramentas adequadas para a realização das tarefas e objetivos claros. Dito isto, partimos para outros pontos.

O trabalho em equipe

A formação da equipe de trabalho é um ponto fundamental quando se almeja sucesso e crescimento. A gestão precisa contratar pessoas com características diferentes que, individualmente, rendam bons resultados para a empresa — e, principalmente, em conjunto, cheguem aos objetivos traçados pela companhia. Trata-se de planejamento — formar um grupo com qualidades complementares. Contudo, cada colaborador precisa ter consciência da importância do conjunto e saber trabalhar para isso.

Não basta que os profissionais conheçam as suas tarefas, é necessário que eles possuam uma visão geral do projeto. Isso pode ser alcançado com o auxílio de recursos visuais, em reuniões de equipe, e com muita comunicação interna. Desta forma, cada um é capaz de identificar como pode prestar auxílio aos colegas.

Não esqueça: o papel do gestor é, também, buscar engajamento nesse sentido — colaboração mútua entre a equipe de trabalho, em prol dos melhores resultados.

A identificação de cada perfil

Algumas pessoas são melhores com números, outras com letras. O exemplo é simples, mas funciona bem para entender o propósito. Cada um sente-se mais à vontade e confiante dentro do contexto no qual se encaixa melhor — consequentemente, dedica-se mais e torna-se mais engajado com os objetivos, contribuindo para a conquista de melhores resultados.

Cabe ao gestor, identificar os pontos fortes e fracos dos seus funcionários, e em que cada um se sobressai. Lembre-se que, para obter uma equipe engajada, motivada e comprometida, é essencial que os integrantes demonstrem interesse e adaptação às funções delegadas a eles. Para esse conhecimento da equipe, existem no mercado o serviço de Assessment Center, que irá ajudar o líder a mapear o perfil de cada colaborador e do grupo. Conheça o trabalho da JJ Assessoria em RH (clique aqui).

O feedback

É fundamental saber delegar as tarefas, mas, tanto quanto, é saber dar o retorno. A equipe de trabalho precisa saber que está acertando e não só ser contatada nos erros. Além de cobrar os objetivos que ainda não foram atingidos, é importante destacar, também, as metas alcançadas com sucesso. Afinal, isso é fruto de dedicação e esforço e merece reconhecimento. Elogiar, nas ocasiões certas, é o combustível para ainda mais empenho.

Como gestor, dedique um tempo ao seu grupo de funcionários para salientar o que está sendo bem feito. Além disso, parabenize, individualmente, caso alguém esteja se destacando no grupo. Isso contribuirá para o engajamento e comprometimento do time.

A comunicação assertiva e transparente

A comunicação interna clara, objetiva e coerente, ou seja, bem articulada, é fundamental para que a equipe de trabalho entenda os objetivos estabelecidos pela empresa. Não esqueça, entretanto, que isso precisa ser feito, sempre, com respeito.

Uma comunicação adequada, horizontal e aberta à conversação contribui, e muito, para a formação de uma equipe engajada, alinhada e comprometida com as metas do negócio. Também é através de uma boa comunicação assertiva, através do respeito e da transparência, que se mantém um ambiente de trabalho agradável e motivador.

Não esqueça, é a equipe de trabalho que faz as coisas acontecerem dentro de uma organização. É o esforço dela que traz os resultados desejados. Mas, para isso, é preciso engajamento por parte dos integrantes do grupo. Um time desorganizado, desunido e descontente com o ambiente no qual está inserido pode significar, até mesmo, o fechamento das portas do empreendimento.

O primeiro passo pra ter uma boa equipe é ter um bom líder!
Então confira aqui como aprimorar suas habilidades em liderança.

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