Liderança envolve um conjunto de competências que muitas vagas de emprego exigem hoje em dia. O mercado de trabalho tem uma demanda cada vez maior por líderes habilidosos e capazes de trabalhar com a diversidade das pessoas. Mas a liderança, muitas vezes, não é algo inato e, mesmo quando é, temos dificuldades de desenvolvê-la por não sabermos bem o que fazer.

Pensando nisso, nós conversamos com a Aline Soares, coaching da JJ Assessoria, e perguntamos como alguém pode desenvolver a liderança e se tornar capaz de conduzir uma equipe da melhor maneira possível. Confira!

O que é um líder de alta performance?

Para saber desenvolver a liderança, é essencial saber primeiro qual é o papel de um líder. Podemos dizer que o líder se divide em dois papéis: o de gestor de processos e o de gestor de pessoas. As competências para saberem administrar pessoas, muitas vezes, é a parte que os líderes falham ou que não conseguem desenvolver corretamente.

A dificuldade é porque a tarefa do líder não fica muito clara para a maioria das pessoas. Muitos pensam que um líder é aquele que manda, dá ordens, denominado chefe. Porém, esse tipo de liderança ficou no passado. O líder de hoje em dia é aquele que influencia seus funcionários em prol de um mesmo objetivo – o resultado final do projeto, o crescimento da empresa, o desenvolvimento individual, o bem-estar do grupo etc.

O gestor de pessoas influencia seus funcionários, motivando-os, levando-os a buscar o resultado final juntos. Quando um líder não está presente, os funcionários de sua equipe trabalham com o mesmo empenham que trabalhariam se ele estivesse ali. Por isso, saber gerenciar pessoas é a melhor maneira de ser um bom líder e desenvolver uma alta performance.

Quais são as competências de um líder?

Mesmo quem não tem um instinto de liderança inato pode se tornar um bom líder se souber desenvolver as habilidades corretas. Essas são quatro competências que todo líder deve ter para saber gerenciar melhor sua equipe:

Saber se adequar à ocasião

Existem alguns estilos de liderança e cada um desses deve estar presente no líder conforme a ocasião que enfrenta. Você pode ser um líder democrático, que dá espaço para a equipe falar e discutir, quando houver a oportunidade de pedir a opinião de todos. Mas também pode ser autoritário quando tiver que assumir riscos ou seguir ordens de superiores.

Você pode ser aquele líder liberal, que deixa os funcionários mais livres, quando precisar de mais tempo para tomar uma decisão ou resolver um conflito. E também pode ser um líder situacional, que consegue entender qual o conhecimento do funcionário versos a atividade a ser realizada, a partir disso, o que deve fazer para ajudá-lo.

Um bom líder exerce vários tipos de liderança, todas no momento certo.

Saber se relacionar

Para saber gerenciar seus relacionamentos interpessoais, um bom líder deve primeiro se conhecer bem. Fazer uma boa análise de si mesmo e da mensagem que está passando para os outros é a melhor maneira de compreender como se relacionar melhor com os colaboradores.

Avaliar os perfis da equipe e aprender mais sobre o outro também é fundamental. Um líder competente é aquele que escuta seus funcionários, se coloca no lugar do outro, entende seus objetivos e sonhos. Aprender a conhecer as pessoas e saber quando eles são mais produtivos, quais são seus pontos fortes e em quais características eles ainda têm que trabalhar também é essencial.

Saber se comunicar

Muitas pessoas acreditam que, se elas explicaram algo e o outro não entendeu, a culpa é do outro. Um bom líder sabe que se algo não ocorreu como deveria, a mensagem não foi compreendida direito, então como será que foi feita essa comunicação? Ele sempre deve procurar qual a forma que o outro aprende e utilizar adequadamente os três canais de transmitimos a mensagem (Corporal; Tom e Timbre de voz; Palavras)

Para este fim, pode ser importante saber como os funcionários aprendem melhor. Algumas pessoas são mais visuais e outras, mais auditivas. E algumas aprendem de modo sinestésico, por meio da experiência. O líder pode modular sua comunicação para atender esses tipos de aprendizado e, assim, ser mais compreendido.

Também é necessário saber se comunicar de maneira assertiva, tendo o resultado desejado já na primeira vez em que se comunica. Para isso, é necessário saber quando ser agressivo (direto), mas também quando ser mais liberal e indireto. Mais uma vez, saber modular sua postura conforme a situação e a outra pessoa, é muito importante para ser um bom líder.

Saber dar feedback

Dar feedback é uma das partes mais importantes de ser um líder, principalmente para reter os talentos jovens – e uma das mais difíceis. Muitos deixam para dar um retorno aos seus funcionários sobre o desempenho só na avaliação de fim de ano. Mas isso não serve ao propósito do feedback, que é mostrar um caminho melhor e fazer com que o profissional cresça.

Uma boa crítica deve ser acompanhada de um reconhecimento do que o funcionário faz de bom e de um comprometimento de ambas as partes para que o erro não volte a acontecer. Quando o líder sabe como fazer esse feedback, o funcionário aprende e se sente respeitado pela empresa.

Ser um bom líder exige muitas qualidades que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Basta se dedicar e aprender a gerenciar pessoas. Assim, você será capaz de alcançar a alta performance.

A JJ Assessoria tem treinamentos especiais para quem quer se tornar um grande líder. Venha conferir!

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