As pessoas gostam de ficar ao seu lado?

Muitas pessoas ignoram esse fato, mas as palavras podem influenciar nossas vidas tanto quanto nossas ações, por isso é importante prestarmos atenção ao que falamos, e como falamos. Como gestor e executivo, você deve ter em mente o quanto sua gestão de pessoas é influenciada diariamente pelas coisas que você diz, principalmente se são reclamações.

A simples atitude de reclamar pode afetar seu desempenho na empresa em que trabalha e até mesmo a sua carreira como um todo, uma vez que também refletirá na imagem profissional que você transmite e, consequentemente, na imagem que seus superiores e colegas de trabalho constroem a seu respeito.

A importância de uma gestão de pessoas livre de reclamações

Reclamar, mesmo no ambiente de trabalho, não chega a ser necessariamente um problema, desde que seja algo esporádico, com propósito e sugestões de soluções. Você pode tecer reclamações, por exemplo da verba destinada a ações de endomarketing, e nesse caso é essencial apontar sugestões de ações que podem ser realizadas, o que torna sua reclamação útil, aliada a melhorias.

O grande problema é quando ocorre justamente o contrário, e as reclamações se tornam frequentes, praticamente um hábito que visa somente apontar o que há de negativo em tudo e em todos. Essa é uma atitude que, como mencionamos acima, contribui para que a pessoa seja vista como uma “presença indesejável”, pois espera-se dela somente coisas igualmente negativas.

Para gestores e demais profissionais, a atitude de reclamar, somada ao estresse do dia a dia, pode acarretar ainda outros problemas, como:

  • Doenças;
  • Distanciamento das demais pessoas que trabalham na empresa;
  • Menor produtividade;
  • Destruição de sua imagem profissional.

Lembre-se que as palavras que utilizamos para nos comunicar e expressar nossas emoções e opiniões possuem muito poder. Trabalhar a nossa assertividade é proporcionar um ambiente onde todos os colaboradores possam sentir segurança e liberdade para sugerir algo, e que sua figura como gestor deve ser igualmente acolhedora.

Mas, afinal, como parar de reclamar?

Parar de reclamar não é uma tarefa fácil, porém é perfeitamente realizável com força de vontade e atenção ao que dizemos. Além disso, uma vez alcançado esse objetivo, ou mesmo parte dele, já é possível notar seus benefícios, como melhora no sono e diminuição do estresse.

Quer saber como começar? Confira algumas dicas simples abaixo:

Seja uma pessoa mais positiva

Isso só é possível caso você realmente queira. Busque analisar quais são os motivos de suas reclamações e com qual frequência elas ocorrem de modo a mudar esse quadro, tentando sempre enxergar o lado positivo em todas as situações que lhe são impostas. A ajuda de pessoas próximas a você é essencial nesse momento para mostrar como ver o lado positivo da situação.

Foque no presente

Pessoas que costumam se arrepender de algo que deviam ter feito diferente ou sofrer por antecedência por coisas que ainda nem aconteceram, podem facilmente reclamar mais vezes.

Para fugir disso, tente focar somente no presente, que é o que de fato importa.

Busque por soluções

Como também mencionamos, o ato de reclamar é bem-visto quando visa uma solução para algo, então tente fazer com que cada reclamação que tiver que fazer seja a primeira ação para ter uma solução e para que tenha objetivo.

Pratique a gratidão

Pode parecer exagero, mas é seguro dizer que a gratidão é o antídoto da reclamação, pois pessoas que são gratas às pequenas coisas da vida raramente reclamam de algo.

Seja esse tipo de pessoa e busque agradecer diariamente por tudo que puder. Para facilitar essa tarefa, tenha um diário ou um caderno no qual possa anotar as coisas pelas quais foi grato durante seu dia. E procure se aproximar de pessoas com esse perfil, para ajudar no seu desenvolvimento.

Foque nos momentos de felicidade

Bem como a gratidão, a felicidade também é uma forte arma contra as reclamações, mas para utilizá-la é preciso que você saiba o que te faz feliz. (Leia o nosso artigo sobre Felicidade)

Sua família? Seu emprego? Seus amigos? Reflita a respeito e foque em viver mais momentos felizes.

Aceite a responsabilidade

Todos nós temos algum tipo de responsabilidade, e quando não conseguimos ou não queremos lidar com ela, costumamos reclamar. Seja no trabalho ou mesmo em casa, lembre-se que é preciso cumprir com o que você se propôs a cumprir, mostrando que é uma pessoa responsável, o que certamente o deixará satisfeito e o fará se sentir útil.

Caso não consiga fazer o esperado, seja gentil com você mesmo: não coloque a culpa em terceiros e não tenha vergonha de admitir um erro. Ao sentir vontade de reclamar, simplesmente reflita sobre o que poderia ter feito melhor.

Evite pessoas e assuntos negativos

As palavras possuem poder, e a influência das pessoas também. Busque se manter longe de quem costuma reclamar com frequência ou falar somente de coisas negativas, o que literalmente muda a energia de qualquer ambiente de trabalho.

Se não for possível, tente mudar o assunto para algo mais leve.

Aliás, quanto mais os colaboradores puderem perceber os benefícios de parar de reclamar tanto para a vida pessoal quanto para a profissional, mais o clima organizacional será beneficiado.

Quer saber mais sobre como isso é possível? Fale conosco. Não deixe também de acompanhar os outros artigos do nosso blog e compartilhá-los em suas redes sociais para que mais profissionais possam se beneficiar.

Continue por dentro dos assuntos com o nosso e-book “Pontos de partida conceitos de coaching”

[contact-form-7 id="29419" title="posts"]