Falar de feedback é entender que, em uma relação interpessoal, precisamos a todo momento de retornos positivos (reconhecimento) e de construtivos (reorientação).
O conceito dessa técnica, tão importante especialmente para o aumento da produtividade nas empresas, é bem divulgado, além de várias técnicas de como aplicá-lo.

Esse artigo não vai focar em como se fazer, e sim em como receber feedback. Pois para ser um profissional de destaque, é preciso saber ouvir o que o ambiente está dizendo e buscar se desenvolver no que é preciso para alcançar seus objetivos.

Porém, a teoria é muito mais simples que a prática.

Feedbacks aplicados corretamente produzem mudanças positivas para a pessoa, a empresa e ao ambiente de trabalho.

Mas também são muitas vezes difíceis de serem digeridos. Ainda mais se não forem feitos de forma adequada.

O segredo é saber analisar todas as informações recebidas e saber como aplicá-las para reverter quadros negativos e gerar resultados positivos para a sua carreira.

Por isso, separamos aqui algumas dicas para ajudar a entender melhor os feedbacks recebidos. E como o Coaching pode ser decisivo nessa tarefa.

Você está no comando de sua carreira

Hoje em dia muitas empresas investem continuamente em treinar os gestores para dar feedbacks. Mas uma série de estudos atuais apontam que a estrela principal dessa história é o profissional que recebe a informação.

Segundo os psicólogos Sheila Heen e Douglas Stone, professores da Harvard University, o receptor é responsável por processar o conteúdo da mensagem e tirar o maior proveito possível dela em prol do seu desenvolvimento.

A pesquisa conduzida por eles, que virou até livro, concluiu que tudo depende da forma como o profissional responde aos feedbacks que o gestor passa.

Quando a avaliação é negativa, é muito comum que a pessoa passe a agir de forma defensiva e rejeite todas as informações.

As reações mais comuns são: afirmar que o conteúdo da crítica não corresponde ao cenário real, que o gestor não está ciente de todos os fatos para julgar daquela forma ou aceitar as informações de forma extremada.

A dica aqui é respirar fundo e, ao invés de reagir mal, iniciar pensando que o feedback é para algum fato ou situação especifica e não um julgamento sobre a sua personalidade ou caráter.

A regra geral é: escutar o que o outro tem a dizer e processar a informação, ao invés de simplesmente rebater. Ao ouvir, questione-se: quais são as minhas atitudes que estão gerando essa percepção para o outro? O que eu posso fazer para mudar isso?

Dessa forma é possível usar as informações de forma positiva, identificar pontos que precisam de mudanças ou ajustes e trabalhar em prol do seu desenvolvimento.

Feedback não é fácil para ninguém

Como já falamos anteriormente, o poder da mudança está no receptor da avaliação. A questão é como os profissionais realmente desejam receber seus feedbacks.

De acordo com a pesquisa da Zenger & Folkman, uma consultoria de liderança, a proporção de funcionários que desejam feedbacks construtivos contra aqueles que querem apenas elogios é de 3:1, respectivamente.

Mas por mais que os colaboradores afirmem querer feedbacks construtivos, alguns têm dificuldades em identificar e recebê-los.

Como superar esse cenário? Trabalhar a forma como essas informações são entregues. A grande maioria de nós, como profissional, acredita estar ali dando 100% do seu melhor. O problema é que em alguns casos, o que consideramos 100% não é exatamente os 100% que a empresa precisa.

Um exemplo comum é acreditarmos trabalhar em equipe quando ajudamos um colega – mas, na verdade, estamos apenas atrapalhando o fluxo de trabalho.

Resumindo: feedback não é fácil nem de ser dado, nem ouvido. Mas é fundamental para todos.

Como processar corretamente o feedback recebido

Mesmo feedback construtivo pode soar como negativo tanto para gestores quanto para funcionários.

Em alguns casos, é inevitável que alguns possam considerar a crítica como julgamento. A questão passa a ser pessoal, o que pode gerar uma percepção negativa sobre tudo o que foi ouvido.

Ser bom em ouvir feedback envolve superar a negatividade. É preciso deixar de dar ênfase que aquele retorno é pessoal. E começar a focar no fato de que todo feedback é dado sobre um fato, uma situação ocorrida.

O Coaching, nesse momento, pode ser bem útil para ajudar a definir mecanismos de entendimento e comportamento em situações como essas.

Como ferramenta de autoconhecimento, ele pode auxiliar a entender os gatilhos que geram as respostas negativas ao feedback, como administrar os sentimentos e desenvolver as competências necessárias.

Dessa forma, você pode virar essa chave e usar todo tipo de avaliação – positiva e negativa – como input de crescimento pessoal e profissional.

Se você quer aprender a receber feedbacks e aplicar esse aprendizado de forma produtiva em sua vida, conte com os especialistas da JJ Assessoria.

 

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