Hoje em dia,  as organizações buscam cada vez mais eficácia com menos recursos, ou seja, as equipes com maior performance assim os melhores resultados. Porém, esse é um conceito que muitos líderes ainda não reconhecem ou não sabem como fazer, por isso, têm dificuldade de aplicar em seus setores.

Apenas dizer que a equipe precisa ser de alta performance não ajuda a deixá-la mais motivada, produtiva ou a gerar mais resultados. É necessária uma análise completa do perfil da equipe e mesmo uma mudança na cultura da empresa para que todos possam se desenvolver e, portanto, se tornar melhor e aumentar seu desempenho.

Pensando nisso, vamos falar de como trabalhar com uma alta performance.

Como é uma equipe de alta performance?

Reconhecer as características desse tipo de equipe é essencial para saber qual é o objetivo da empresa para seus funcionários. Uma equipe é todo grupo que está envolvido no mesmo setor ou no mesmo projeto. Quando essa equipe é de alta performance, ela é eficiente, sabe exatamente quais são seus objetivos e metas, tem propósitos partilhados e discutidos por todos.

Mas isso não significa que ela deixa a individualidade de lado. Cada membro de uma equipe de alta performance tem a possibilidade de dar sua opinião, expor suas ideias e falar de seus objetivos. Além disso, as equipes de alta performance também compreendem com clareza do que devem fazer para alcançar os resultados finais desejados.

Como melhorar a performance de uma equipe?

O primeiro passo para fazer com que uma equipe seja de alta performance é fazer uma avaliação, tanto individual quanto de todo o grupo. Entender o perfil de cada um na equipe, suas competências, seus pontos fortes e fracos, sua disponibilidade e seus objetivos pessoais é muito importante para saber como harmonizar cada indivíduo dentro do grupo. Tendo consciência de como cada um pode ajudar, o líder pode incentivar que todos melhores e, assim, os resultados refletirão essa melhora.

Depois de fazer isso, também é necessário investigar e analisar o que pode estar atrapalhando a equipe. Muitas vezes, pode ser um ou dois funcionários que atrasam suas entregas porque não compreendem muito bem seu dever. Fazendo uma análise, você pode apontar onde está o problema e, de maneira positiva e encorajadora, engajar toda a equipe para resolvê-lo.

Como funciona a distribuição de papéis?

É importante, em uma equipe que deseja ser de alta performance, que todos os envolvidos tenham consciência de qual é seu papel. Em primeiro lugar, toda empresa, setor e projeto deve ter um líder bem definido. Esse líder deve se responsabilizar pela equipe – não apenas pelos seus resultados. Um bom líder acompanha todos os projetos, delega tarefas com consciência e incentiva seus funcionários a serem cada vez melhores.

Além disso, também é papel do líder designar as funções dos outros membros da equipe. Isso deve ser feito individualmente, explicando a cada um sobre a execução do trabalho e qual parte ele será responsável. Também deve ser dito como essa parte do trabalho se relaciona com as outras e quais são os membros que devem trabalhar em conjunto. No fim dessa conversa, todos devem entender seus papéis.

Como acompanhar uma equipe de alta performance?

A melhor maneira de fazer o acompanhamento de equipes de alta performance é acompanhar os controles operacionais durante o processo e os indicadores que garantem que os resultados sejam como o esperado.

Além disso, a equipe deve ter conversas regulares sobre os valores, princípios e comportamentos que orientam os projetos. O líder deve falar da importância da transparência, pontualidade e responsabilidade, além de companheirismo e paciência. Ter esses momentos faz com que a equipe fique ainda mais unida.

Por fim, na finalização de um projeto, é importante fazer uma avaliação da equipe. Todos devem participar e responder algumas perguntas que podem ajudar a melhorar a performance da próxima vez. Por exemplo: o time atingiu os resultados esperados? O cliente está satisfeito? Quais foram os pontos altos? O que pode ser feito para melhorar?

Uma equipe de alta performance é eficiente, produtiva, unida e preparada para lidar com adversidades e atingir o resultado esperado. Com visão do negócio, planejamento, organização e motivação, além de uma boa liderança, é possível chegar nesse nível.

Para ser um profissional ainda melhor, entre em contato com a JJ Assessoria e conheça nossos treinamentos!

Pra ter uma boa equipe precisa-se saber liderá-la, então confira aqui como aprimorar suas habilidades de liderança!

Pin It on Pinterest