O cenário político de um país tem influência direta sobre a forma como qualquer pessoa enxerga seu futuro profissional, pois pode causar dúvidas e insegurança. O atual momento de crise do Brasil, por exemplo, que já fez com que muitas empresas demitissem e assim aumentou o número de desempregos, faz com que muitas pessoas vejam a transição de carreira como algo inevitável para buscar melhores oportunidades e garantir um futuro financeiro mais seguro e estável.

Mas o que deve ser feito a esse respeito? A resposta para essa pergunta é a chave que muitos procuram e é mais simples do que parece: basta ter coragem e um bom planejamento para enfrentar esse momento da transição de carreira.

A seguir saiba mais sobre o que de fato significa ter coragem e como uma ajuda profissional por meio do coaching de vida pode fazer toda a diferença.

 

A relação entre o coaching de vida e a transição de carreira

Um cenário econômico como o acima citado reflete diretamente no comportamento das empresas, que se veem obrigadas a rever gastos e, consequentemente, reduzir o quadro de funcionários. Uma vez demitido ou se vendo diante do risco de perder seu emprego, qualquer indivíduo se vê também em meio à angustia e preocupação.

Perguntas como “como vou ganhar dinheiro” ou “como vou conseguir um novo emprego ou mudar de profissão na minha idade” passam a fazer parte do dia a dia, impossibilitando que a calma se instaure e dando lugar ao medo que muitas vezes congela qualquer pessoa e dificulta que a coragem surja para que uma ação correta seja tomada.

O coaching de vida pode ser procurado exatamente quando essas perguntas começam a  surgir. Durante as sessões, com a ajuda de um coach profissional experiente, se torna fácil entender o que significa ter essa coragem e como ela deve ser trabalhada. Essa palavra, por sinal, é sinônimo de força, sendo que seu significado, segundo o dicionário engloba determinação para desenvolver algo, confiança para ultrapassar uma circunstância difícil e capacidade para enfrentar algo árduo.

Trata-se de uma virtude que garante todas as outras qualidades humanas, mas que deve ser trabalhada estrategicamente, e não de forma isolada, para que a transição de carreira ocorra como o esperado e novas perspectivas possam ser descobertas.

 

Como descobrir novos rumos profissionais com o coaching de vida

Um dos propósitos de adotar o coaching de vida como aliado no momento da transição de carreira, além de descobrir a coragem para mudar dentro de si, é perceber que, agindo da forma estratégica, é possível descobrir novas oportunidades e rumos profissionais, dando espaço inclusive para que habilidades diversas sejam descobertas e postas em prática.

A estratégia nesse caso é relativamente simples e eficaz quando guiada pelo coach, e envolve em primeiro lugar um olhar estratégico para a sua vida atual e o momento pelo qual você está passando. Isso deve ser feito de forma global, reconhecendo o contexto como um todo, o que o causou e todas as suas características mais importantes que levam à necessidade de transição de carreira.

Feito isso, é hora de tornar esse olhar mais específico, direcionando-o não para o todo, mas sim para três elementos fundamentais nesse cenário: o eu, o meio e o outro. Abaixo estão os pontos de reflexão que são prioritários em cada um deles:

  • Eu: ao refletir sobre si mesmo, busque elencar todas as suas qualidades e competências que podem ser essenciais para a sua carreira, sem esquecer também dos pontos fracos;
  • O meio: nesse ponto, reflita e sobre o mercado profissional no qual você está de uma forma ampliada, buscando perceber todas as possibilidades que ele apresenta, que podem ir muito além das que são do seu conhecimento ou já experiência;
  • O outro: aqui, é hora de estudar a “concorrência” formada por outros profissionais, refletindo sobre os pontos nos quais você é melhor que eles e também sobre o que deve melhorar para ser uma pessoa mais competitiva.

Terminado esse estudo, é hora de estabelecer um foco com base em todas as possibilidades descobertas, e nesse momento o trabalho deve continuar, se possível através do coaching, pois o próximo passo consiste em tarefas como planejamento do marketing pessoal e elaboração do currículo, que também devem ser encaradas com seriedade.

 

Para descobrir mais sobre o coaching de vida e como as transformações pessoais e profissionais podem ser trabalhadas harmoniosamente, baixe nosso e-book Pontos de Partida e comece a refletir sobre sua transição para encontrar novas possibilidades agora mesmo.

[contact-form-7 id="29419" title="posts"]