Se em algum momento você se sente desvalorizado, mesmo ocupando um cargo de gestão, ou até mesmo fica em dúvidas se está satisfeito com a sua carreira, pode ser a hora de analisar com mais calma sua identidade profissional ou até mesmo reconstruí-la.

Muitos profissionais, por sinal, apenas entram no mercado de trabalho e vão deixando que ele dite suas carreiras e seus próximos passos sem parar para pensar nesse importante elemento que é a identidade profissional. O resultado dessa escolha, porém, pode levar a conflitos futuros e gerar grande sensação de perda ou insatisfação, que tende a aumentar com o passar do tempo caso uma atitude não seja tomada.

Entenda o que é identidade profissional

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é identidade profissional e por que ela é tão importante, afetando até mesmo sua vida pessoal.

Em poucas palavras, pode-se dizer que ela é o conjunto de características que são exclusivas de uma pessoa e fazem com que ela consiga se nortear mais facilmente em relação à sua carreira, não tendo necessariamente ligação direta com sua área de atuação.

Ter uma identidade profissional bem definida não impede que você migre entre áreas e empregos, por exemplo. Muito pelo contrário, te faz sentir mais segurança, uma vez que:

  • Facilitará a definição de metas profissionais mais claras;

  • Auxiliará na construção de sua credibilidade no mercado de trabalho;

  • Contribuirá positivamente para a imagem que as pessoas têm a seu respeito;
  • O ajudará a fazer uma gestão mais estratégica de sua carreira.

Ou seja: quanto antes começar a ser construída e definida, melhor. Para que isso seja possível, porém, é preciso que você considere também tudo aquilo que lhe molda como indivíduo, como por exemplo as suas relações profissionais, sociais e acontecimentos do cotidiano. É através dessas características que sua identidade como um todo é formada e, portanto, a que diz respeito ao lado profissional também.

Lembre-se que nunca é tarde para começar, e que não há necessariamente obrigatoriedade de analisar tudo o que você já viveu para construir uma identidade profissional concreta: basta se ater ao agora e ao que pode ser feito de imediato, como o desenvolvimento do seu marketing pessoal e do seu autoconhecimento.

Como construir sua identidade profissional

O autoconhecimento e o marketing pessoal são duas ferramentas poderosas para a construção de sua identidade profissional, sendo que a primeira é ainda mais importante, possuindo ação direta para que o âmbito pessoal também seja trabalhado em todo o seu potencial.

Veja a seguir um pouco mais sobre cada um desses elementos e por que são tão importantes nesse momento de sua carreira.

Autoconhecimento

Embora ambos sejam importantes, podemos dizer que sem trabalhar o autoconhecimento é impossível construir uma identidade profissional.

Você provavelmente já se fez perguntas a fim de descobrir onde e como deseja estar daqui 5 anos, por exemplo, mas sem se conhecer corretamente, é impossível encontrar a resposta ou saber dizer como conseguirá alcançar seu objetivo. Entre outras perguntas que você pode se fazer estão:

  • Quais são minhas habilidades? Com elas eu resolvo que tipo de problema?
  • Com qual tipo de atividade mais me identifico e por que?
  • Quais são as minhas características mais marcantes?
  • O que eu sei e gosto de fazer interessa a quem?

São perguntas que, embora ligadas à questão profissional, acabam por ter influência direta na vida pessoal, fazendo do autoconhecimento a ferramenta mais ampla a ser utilizada.

Marketing Pessoal

O marketing pessoal também possui sua dose de influência na vida pessoal, porém atua de forma mais significativa no âmbito do trabalho, daí sua importância na construção da identidade profissional.

Ao utilizá-lo, preciso não só olhar para si, mas também entender como você espera que as pessoas notem e qual imagem deseja que façam de você. A forma de se portar em diferentes contextos, o tom de voz e as palavras utilizadas ao falar e a aparência importam, e muito, nesse momento.

Logo, percebe-se que para construir uma boa identidade profissional é preciso ir muito além de ter um bom currículo.

O coaching na construção de uma identidade profissional de destaque

Você pode começar seu processo de autoconhecimento e até mesmo a trabalhar seu marketing pessoal por conta própria, mas para obter uma identidade profissional de destaque é preciso ir além, maximizando seu potencial e tudo o que pode obter através dele.

De fato, o processo tende a exigir mais caso você queira um resultado realmente satisfatório, e é nessa hora que entra o coaching: através de encontros e sessões desse serviço será mais fácil se guiar e saber qual o próximo passo a ser dado, com o auxílio de questionamentos e ferramentas que lhe levarão a se conhecer melhor.

Ficou curioso e gostaria de ter um “gostinho a mais” de como o coaching pode te ajudar na construção de sua identidade profissional? Baixe agora nossa Ferramenta de Autoconhecimento, aprenda sobre estilos comportamentais, descubra qual é o seu estilo e, se ficar com alguma dúvida, basta falar com a nossa equipe.

[contact-form-7 id="29419" title="posts"]

Pin It on Pinterest