Como obter resultados aplicando o Scrum nos processos de RH

Agilidade e eficácia são valores que toda empresa persegue nos dias de hoje – é por isso que muitas empresas têm aplicado o Scrum nos processos de RH.

Parece uma solução lógica, já que a metodologia tem como base a interação das pessoas – o grande foco dos Recursos Humanos nas empresas.

Mas no que exatamente esse método pode contribuir? E como aplicar o Scrum nos processos de RH? Estas são as respostas que você vai encontrar no artigo a seguir.

Como o Scrum funciona?

O Scrum é uma metodologia Ágil (do inglês Agile), que surgiu dos projetos de desenvolvimento de software. Seu foco é criar estruturas de processos baseadas em três pilares:
transparência, inspeção e adaptação. Isso estimulou a criação de diversos frameworks ágeis que podem ser aplicados em qualquer departamento de uma empresa.

O Scrum é diferenciado das outras metodologias Agile por comportar conceitos e práticas específicos, aumentando significativamente a produtividade e a qualidade do produto a ser entregue.

O método permite às empresas podem se ajustar mais facilmente às mudanças que afetam os negócios. Isso permite oferecer um produto que atenda às metas de negócios em evolução.

Com o Scrum sua empresa pode:

  • Aumentar a qualidade das entregas;
  • Lidar melhor com as mudanças;
  • Fornecer estimativas melhores e mais precisas;
  • Ter uma visão mais acurada do cronograma e do status do projeto.

Scrum + RH: uma equação de sucesso

Aplicar o Scrum nos processos de RH pode trazer uma série de benefícios – mas é preciso integrar o conceito às rotinas da empresa.

Trabalhar para aumentar o conhecimento do departamento sobre Agile e Scrum é o primeiro passo para gerar benefícios do método entre essas equipes e indivíduos.

Mas é fato que quando aplicamos o Scrum frente a qualquer iniciativa de RH, ele se encaixa – elevando e agilizando a forma como as equipes de RH multifuncionais atuam para entregar valor real para os funcionários e organizações.

Inserir o Scrum nos processos de RH ajuda a aumentar o foco e a resiliência à complexidade que muitas vezes leva algumas iniciativas de RH para longe do curso – e do orçamento. Quebrar longos processos em cadeias de etapas mais curtas (chamados de Sprints) tem sido a chave para resultados cada vez mais positivos no setor.

Esta pode ser uma grande mudança para muitas equipes de RH, que vai gera mudanças na maneira como elas pensam ao fornecer valor a seus funcionários, parceiros de negócios e organizações.

Como aplicar o Scrum nos processos de RH

Separamos a seguir algumas dicas e exemplos de atividades características do setor de Recursos Humanos, que podem ser incrementadas com a aplicação do Scrum na cultura organizacional:

Envolvimento das pessoas ao inserir o Scrum nos processos de RH

Toda mudança requer inspeção e adaptação constantes e, por meio dessa prática, o método deve ser introduzido na forma como a organização opera.

O maior desafio no Scrum é garantir a colaboração entre as áreas. O time de RH tem essa ampla visão do sistema geral, o que permite um olhar muito mais preciso e conciliador ao orientar a mudança.

Reestruturação organizacional

O Scrum pode trazer várias mudanças estruturais: as pessoas passam a ter novos papéis e responsabilidades, novas ferramentas e práticas que precisam dominar.

A missão do RH é definir a estrutura dessas funções e responsabilidades novas e flexíveis, além de abordar os problemas que os funcionários enfrentarão durante a transição.

Criação de espaços de trabalho colaborativos

Inserir o Scrum nos processos de RH implica na necessidade de colaboratividade total entre seus colaboradores. O RH pode contribuir ao criar um espaço de trabalho aberto, onde as pessoas possam se comunicar livremente para reforçar relacionamentos e aprimorar essa colaboração.

Recrutamento preciso

O RH precisa ter em mente que é essencial recrutar profissionais que tenham a mentalidade e atitude certas para trabalhar em um ambiente ágil. É preciso focar em contratações com espírito de equipe, multidisciplinares e com flexibilidade em suas habilidades.

Engajamento

Quando uma empresa aplica o Scrum nos processos de RH, precisa colocar em prática um modelo de engajamento. O RH deve ajudar a construir a motivação intrínseca dos funcionários, criando um ambiente em que as pessoas possam influenciar, liderar e assumir a responsabilidade. É preciso levar às pessoas a importância da criação de valor.

Um RH mais ágil está permanentemente atento aos níveis de eficácia, eficiência e atendimento ao cliente. Voltado sempre para o futuro, poderá antever mudanças que afetarão a forma como o departamento trabalha e equilibrar os requisitos necessários a cada etapa.

O primeiro passo pra ter uma boa equipe é ter um bom líder!
Então confira aqui como aprimorar suas habilidades em liderança.

[contact-form-7 id="29419" title="posts"]

Pin It on Pinterest