Quando identificamos que algo não está acontecendo de acordo com o esperado em nossa vida, seja em âmbito pessoal ou profissional, é hora de parar para refletir sobre a situação e o que pode ser feito para revertê-la.

Ao notar que não está mais se sentindo bem em seu ambiente de trabalho, por exemplo, você deve passar a prestar mais atenção nos detalhes que reforçam o sentimento negativo a fim estudar como suas próprias ações podem melhorar tudo a sua volta.

Quando se trata de trabalho, por sinal, é importante saber de antemão que o principal foco para melhorias deve ser o seu relacionamento com as pessoas, afinal não existe ambiente corporativo sem relacionamento interpessoal.

Se relacionar bem com quem está ao seu redor exige muito mais do que simplesmente ser educado, é importante saber como começar a melhorar nesse quesito e quais atitudes devem ser tomadas.

As sessões de coaching são extremamente úteis também para essa finalidade, ajudando a sua carreira como um todo. E, com o apoio, em pouco tempo será possível notar como atitudes simples podem melhorar o ambiente de trabalho não só para você, mas também para toda a sua equipe, que poderá se inspirar em seu comportamento e criar um clima organizacional ainda mais motivador.

Veja abaixo um resumo de quais são essas atitudes e avalie se em algum momento já foram colocadas em prática ou se você encontra alguma dificuldade em fazê-lo:

Trabalhar o autoconhecimento

Se você está considerando seu ambiente de trabalho ruim ou simplesmente acredita que algo possa ser melhorado, o primeiro passo é estudar a si mesmo, buscando autoconhecimento e respostas para questões específicas, entre elas como você mesmo se comporta nesse ambiente e qual é a sua reação diante das situações adversas que ele impõe. Pode não parecer um dos exercícios mais simples, mas busca identificar se o seu ponto de vista está te atrapalhando, bem como te ensinar mais sobre você mesmo.

Será que você realmente sabe qual é o seu estilo de liderança? Sua forma de se relacionar? Como você lida com a política da empresa? E ainda se os outros percebem dessa mesma forma?

“Quem conhece os outros é sábio; Quem conhece a si mesmo é iluminado.” (Lao-Tsé)

 

Buscar conhecer o outro

Tão importante quanto conhecer a si mesmo e seu comportamento no ambiente de trabalho é buscar conhecer as pessoas que trabalham com você, a fim de gerar um relacionamento mais rico. Não há uma regra específica sobre como isso deve ser feito, mas é fundamental ter a curiosidade para aprender mais sobre seus colegas e superiores, afinal muitos preconceitos formados são quebrados somente através desse conhecimento, evitando que ideias erradas sejam formadas e que esse ambiente adquira um clima negativo.

Aprenda a ouvir sem julgamentos e tenha consciência que cada indivíduo tem a sua história de vida e trás consigo uma percepção diferente do mesmo fato.

Desenvolver empatia

Se colocar no lugar do outro é uma tarefa difícil para muitas pessoas, mas assim que conseguir desenvolvê-la você será capaz de entender o comportamento dos demais e suas visões, desenvolvendo também a habilidade de evitar julgamentos desnecessários e negativos.

Entender o ambiente em que está inserido

Mesmo ficando subentendido, é importante frisar que você deve também buscar entender o ambiente de trabalho no qual está inserido, afinal ele pode estar gerando insatisfação justamente por não atender às suas expectativas ou por você não atender às dele. Tente descobrir tudo que ele exige em termos de resultado e comportamento e qual são as expectativas em relação ao seu papel e trabalho que desenvolve, a fim de entender se o que você está entregando condiz com o que é esperado.

Prestar atenção aos processos

Toda empresa é composta por processos diversos, incluindo a sua, mas você os conhece? Conhecê-los e observá-los é a chave para propor melhorias e diminuir os obstáculos que surgem no dia a dia. Com as atividades fluindo corretamente, as tarefas de todos se tornam mais leves e, consequentemente, o ambiente de trabalho se torna um lugar melhor para estar.

Se você sente necessidade de melhorias, mas ainda não colocou essas tarefas em prática ou está sentindo dificuldades de trabalhá-las de modo a realmente obter resultados, considere fortemente adotar sessões de coaching como aliadas.

Se ficar com qualquer dúvida em relação à leitura, ou mesmo se tiver alguma dúvida sobre esse post, entre em contato para conversar com nossa equipe ou agende uma visita.

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