Sua vida anda estressada demais? Caótica demais? Você já se deparou com o sentimento de ansiedade que te paralisou? Se a resposta foi sim para as alternativas anteriores, algo está errado!
A verdade é que lidar com os sentimentos de estresse e de ansiedade já são tão cotidiano que virou “normal”.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, sendo o Brasil o país com a maior taxa de pessoas com essa patologia no mundo.  Mas por que isso ocorre? Porque as pessoas sofrem tanto com a ansiedade, principalmente no ambiente de trabalho?

Responder a essas perguntas não são uma tarefa simples. Primeiro, vamos falar sobre os principais sintomas de estresse e ansiedade, que incluem taquicardia, cansaço frequente, insônia, falta de ar e irritabilidade. Além de sintomas físicos, existem também os mais complexos de lidar: os emocionais.
Logo, se não tratado o estresse e ansiedade cria um círculo vicioso que diminui a qualidade de vida de quem o sofre, afetando a produtividade profissional, a saúde e a vida pessoal.

Felizmente, existem várias técnicas que poderão ajudar a lidar melhor com a administração dessas emoções e utiliza-las como impulsionadoras de ações positivas. Ficou curioso? Então respire fundo, acalme seu coração e continue lendo conosco:

Durma bem

Qualquer coisa pode contribuir para o aumento do estresse, mas a falta de sono pode ter um impacto que nenhum de nós espera. Ao dormir menos que o suficiente, estamos nos deixando vulneráveis ao estresse e o nível da nossa função cognitiva cai de forma significativa, nos levando a cometer pequenos erros, que carregam em si grande seriedade.

O estresse e o sono são dois vilões, mas também são a resolução para o problema, então procure formas de conseguir alcançar um sono mais tranquilo e realmente benéfico. Se você está indo dormir com a cabeça pensando em várias ideias, a sugestão é deixar um caderno ao lado e anotar, desse forma você relaxa e não perde o que pensou.
Caso seu sono esteja em um estado crítico, procure um médico.

Respire de forma consciente

Pare, respire fundo e expire. Percebeu como sua mente já deu uma acalmada? Isso é porque o ser humano não usa com totalidade sua capacidade pulmonar, respirando de forma totalmente automática, deixando muitas vezes que a ansiedade e o estresse te deixe ofegante e em alguns casos, sem conseguir respirar.
A respiração é uma das principais formas do nosso corpo eliminar toxinas e relaxar os músculos e não seria diferente com o nervosismo.

Antes de qualquer situação que leve você ao nervosismo, exemplo uma reunião ou apresentação, faça o exercício da respiração por alguns minutos.

Mente sã, corpo são

Esse é um clichê que muitas pessoas escutam, mas não entendem o poder do exercício físico. Uma simples caminhada de 21 minutos pode ajudar, pois as atividades físicas estimulam o organismo a produzir endorfina, hormônio responsável por causar uma sensação de alegria e bem-estar, além de produzir noradrenalina e serotonina, os quais auxiliam na estabilização do humor. Além disso, auxiliam também na correção do sono e da respiração, tratando de forma mais intensa a ansiedade e o estresse.

Faça uma lista de prioridades

Dentro do mundo corporativo a procrastinação também é uma rival do seu desempenho e aliada do estresse, causando a sensação de ócio e de insegurança na realização da sua tarefa.
Faça uma lista das suas tarefas e elenque quais são as atividades que você pode delegar e depois as que são prioridades, resolvendo assim uma de cada vez, não deixando que o estresse tome conta do seu dia a dia.

Mantenha o controle emocional

Se conhecer é um passo vital dentro do desenvolvimento pessoal e profissional, conhecer seus limites, suas qualidades e principalmente os fatores motivadores por trás de todo o funcionamento do seu comportamento/atitude. Falar sobre autoconhecimento parece fácil, porém muitas pessoas não buscam essa autoanálise ou não sabem fazer, por isso é importante procurar profissionais no mercado da área de desenvolvimento, Coach.

A partir desse primeiro passo, você irá conseguir ter a consciência da situação estressante e possivelmente controlar para gerar o impulso de realizar a sua tarefa.

Melhore seus relacionamentos

Bons relacionamentos causam além de sensações boas, o aumento da produtividade, uma vez que para alcançar nossos objetivos dependemos de influenciar o outro.

Mas para alcançar esses bons relacionamentos alguns pontos devem ser levados em consideração:  É de total naturalidade que as pessoas tenham opiniões diferentes e isso acontece em todo lugar, principalmente no ambiente de trabalho, assim é essencial saber ouvir e aceitar a diversidade.
Para um melhor desempenho profissional entender como é o seu perfil, qual o estilo de seus colegas e o que o ambiente de trabalho está exigindo é de extrema importância. Somente com esse entendimento minimizamos conflitos e desentendimentos de maneira séria, positiva e o mais amigável possível. Aproveite esse assunto e leia o nosso e-book Diálogos Desafiadores.

Busque ferramentas

O Coaching é um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de forma eficaz. Por meio de técnicas específicas você é levado a sair de seu estado atual e ir de encontro ao seu objetivo de forma mais rápida e clara.
Por isso na JJ Assessoria Brasil, adotamos um modelo de trabalho flexível para que possa nos permitir apresentar programas estruturados conforme a cultura de cada um de nossos clientes. Para conhecer nossos serviços de desenvolvimento, acesse aqui.

Gostou das dicas e quer aprender como se relacionar melhor as pessoas?
Então, baixe nosso e-book: “Diálogos Desafiadores – a arte de administras relacionamentos interpessoais”.

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