Uma equipe de alta performance é o padrão perseguido por todas as empresas, no mundo todo.

Por definição, equipes com este perfil são formadas por funcionários muito focados, altamente qualificados e totalmente alinhados aos objetivos da organização onde atuam.

Se sua empresa conseguir alcançar equipes de alto desempenho, o sucesso nos negócios é praticamente garantido.

Mas o que é preciso fazer para contar com equipes de alta performance? Saiba mais com a leitura dos tópicos abaixo.

Influências positivas em uma equipe de alta performance

A boa performance de uma equipe está estreitamente ligada a um bom ambiente de trabalho. E o trabalho em equipe é um dos pilares para a construção e manutenção de um ambiente de trabalho desafiador na medida certa.

É preciso dar atenção aos relacionamentos dentro de uma equipe – não só para a garantia de mais produtividade e eficiência, mas também para contar sempre com um olhar além do mercado.

Estudos sugerem que o espírito coletivo, fundamentado em bons relacionamentos interpessoais, proporciona mais segurança e confiança para seus membros. Eles deixam de ter medo de cometer erros e experimentam uma maior liberdade para arriscar. Isso pode fazer a diferença entre ser uma empresa com perfil tradicional ou ter um perfil mais inovador e competitivo no mercado.

A Google é um bom exemplo dessa questão. Depois de muita pesquisa interna e coleta de dados, a empresa estabeleceu que uma equipe de alta performance tem um ponto essencial: líderes que reconhecem a importância de transmitir segurança e confiança.

Estimular o compartilhamento de experiências, por exemplo, é importante para criar a sensação de segurança. Isso pode proporcionar mais agilidade da equipe, além de um espaço seguro para absorver falhas e propagar aprendizados com espírito inovador.

Se sua empresa está em busca de equipes de alta performance, veja no próximo tópico o que é preciso contemplar.

O que considerar ao construir uma equipe de alta performance

  • Diversidade: a maioria das empresas hoje dá mais atenção à seleção criteriosa das pessoas que farão parte do projeto com foco na diversidade de pensamentos e comportamentos. Ter profissionais com diferentes papéis e estilos que possam se complementar é o fator chave, por exemplo: o profissional planejador, o criativo, o organizador, entre outros;
  • Tamanho: equipes com mais de oito pessoas geralmente sofrem com problemas de comunicação – o que gera estresse, aumento de tensão e redução de produtividade. Acredita-se que o ideal para uma equipe de alta performance é contar com seis a sete membros, um tamanho ideal para gerenciar diferentes pontos de vista;
  • Definição de funções: conforme mencionamos no tópico acima, uma equipe de alta performance deve ser compacta. Por isso os membros de um time maior geralmente formam subgrupos menores, operando em apoio ao objetivo maior da equipe. Algumas áreas têm uma tendência maior a esta formação: finanças, marketing, comunicações e planejamento. É importante dar a cada subgrupo sua meta clara e reforçar que há um espírito colaborativo comum.

Dicas para manter uma equipe de alta performance

As equipes bem-sucedidas não nascem prontas. É preciso trabalhar objetivos, valores e comportamentos comuns. E todo líder tem um papel a desempenhar na construção dessas equipes. Aqui estão as principais dicas para construir uma equipe de sucesso:

1) Comunicação aberta e honesta

Uma marca da equipe de alta performance é um alto nível de comunicação totalmente horizontal, aberta, honesta, robusta e com uma política de avaliação transparente. Equipes bem-sucedidas aumentam a confiança construindo uma cultura de parceria e valores compartilhados.

2) Ambiente de apoio

As equipes de alto desempenho se reúnem regularmente e discutem o progresso, as preocupações e as ideias para melhorias – para isso é preciso contar com um espaço propício para isso. A equipe de alta performance dá suporte aos seus membros quando:

  • Aceita a diferença e a diversidade;
  • Encoraja e utiliza dos pontos fortes um do outro;
  • Apoia seus membros em momentos de desafio pessoal ou profissional.

3) Foco nas especializações

Conheça os pontos fortes e talentos da sua equipe. A equipe de alto desempenho motiva e treina o indivíduo, ajudando a desenvolver outros membros com deficiências em habilidades.

Além disso, uma equipe nestes moldes escuta a todos e cria um senso de pertencimento. Ela entende e explora positivamente o que cada jogador tem a oferecer e como eles ajudam a alcançar os objetivos compartilhados da empresa.

4) Celebração dos sucessos

Compartilhe boas notícias. Comunique, divulgue sobre os sucessos entre seus pares, superiores e garanta que todos saibam quando a equipe ou um membro fez algo excepcional.

5) Política de reconhecimento

Comemorar o sucesso também envolve proporcionar insumos para gerar novos resultados positivos. Aposte em bonificações condicionadas ao cumprimento de metas, investimento em qualificação profissional e outros benefícios para manter sua equipe produzindo cada vez mais e melhor.

Para garantir uma equipe de alta performance, é preciso focar em questões como relação interpessoal e comunicação. Os treinamentos da JJ Assessoria podem ajudar – saiba mais!

O primeiro passo pra ter uma boa equipe é ter um bom líder!
Então confira aqui como aprimorar suas habilidades em liderança.

[contact-form-7 id="29419" title="posts"]

Pin It on Pinterest