Quando se ouve falar sobre coaching, um dos equívocos mais comuns entre as pessoas é acreditar que ele nada mais é que uma terapia disfarçada. Isso é um grande erro: na verdade, o coaching é uma ferramenta exclusivamente projetada para ajudar os empreendedores e profissionais que almejam evoluir em suas carreiras ou em vários aspectos de suas vidas e para apoia-los na conquista dos resultados desejados. Você encontrará a seguir algumas das diferenças entre coaching e terapia, além de entender melhor o diferencial que a prática de coaching pode proporcionar em sua vida. Então siga na leitura conosco.

Definição de termos

Para que possamos entender melhor a diferença entre as duas práticas é importante abordar o significado destes dois termos. A terapia, também chamada psicoterapia, em geral é um processo de longo prazo, onde o paciente trabalha junto com um profissional com formação em Psicologia para diagnosticar e resolver:

  • Crenças problemáticas
  • Comportamentos
  • Problemas de relacionamento
  • Sentimentos
  • Questões voltadas ao passado/presente.

A maior parte das linhas de terapia tem o foco concentrado no passado, abordando possíveis traumas e problemas. Com isso, busca mudar hábitos autodestrutivos, reparar e melhorar relacionamentos e trabalhar com sentimentos que geram dor ou incômodo.

O coaching faz do momento atual do cliente (Coachee) o ponto de partida – e foca em ações a partir do presente.

O processo pode ser de curto a longo prazo, onde este cliente trabalha com um Coach para determinar os objetivos e competências, além de identificar os pontos necessários para alcançar o sucesso. Assim podem estabelecer uma linha de ação conforme o que o cliente acreditar ser melhor. Como você pode ver, há diferenças entre Coaching e Terapia. Mas isso pode ficar ainda mais claro – e fazê-lo entender quando é hora de optar entre um e outro – no tópico a seguir.

Diferenças entre Coaching e Terapia

Para deixar essa diferença de uma forma ainda mais clara, listamos a seguir algumas das principais diferenças entre coaching e terapia.

TERAPIA COACHING
Processo terapêutico (médico ou psicólogo) que visa reparar questões psiquiátricas. Processo educacional focado na descoberta do potencial humano.
Cura feridas e sequelas emocionais. Estimula autoconhecimento, desenvolvimento profissional e melhoria de desempenho.
Resgata o paciente de uma posição disfuncional ao proporcionar um nível de funcionamento saudável. Leva as pessoas aos mais altos níveis de desempenho e satisfação com a vida.
Usa o termo patologia para descrever as obstruções do paciente. Usa termos como bloqueios e obstruções para trabalhar o que precisa ser removido.
Concentra-se mais no passado e no presente. Foca mais no presente e no futuro.
Tem uma abordagem mais passiva e reflexiva. Tem uma abordagem 100% ativa e energética.
Concentra-se nas emoções e como o cliente se sente sobre as coisas. Concentra-se em pensamentos, comportamento e como o cliente age e pensa sobre as questões.
Costuma focar apenas no paciente e no terapeuta. Pode envolver também feedbacks de chefes, pares e subordinados.
Cura o paciente. Promove e incentiva o potencial do cliente.

Devo fazer coaching ou terapia?

Provavelmente a lista acima deve ter feito com que você se perguntasse a respeito de algumas questões sobre sua vida e planos futuros. Mas a resposta a esta pergunta é simples: quais são os seus objetivos atuais?

Imagine, por exemplo, que você está se preparando para escalar uma montanha. Que tipo de profissional será mais funcional nesta etapa: um especialista em escalada ou um profissional da saúde? Se você sente que sua saúde não está 100%, talvez consultar um médico antes de tentar algo mais desafiador seja o mais recomendado.

Mas se você se sente física e mentalmente preparado, precisando apenas de alguém para ajudá-lo com a estratégia de escalada, o especialista Coach é a sua melhor aposta.

Embora Coaches e terapeutas ocasionalmente ajudem pessoas com problemas semelhantes, seu trabalho não é o mesmo. Se você busca uma evolução no aspecto profissional e de vida, é fundamental saber que tipo de orientação irá atendê-lo melhor.

O Coaching não é simplesmente uma versão superficial da terapia: é uma jornada de desenvolvimento e criatividade, que inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional através do desenvolvimento de comportamentos novos e mais efetivos.

 

Se você tem interesse sobre as vantagens de aplicar o Coaching em sua vida e sua carreira, temos um material que pode lhe interessar: clique e baixe gratuitamente nosso e-book!

[contact-form-7 id="29419" title="posts"]