A gestão de conflito é importante em mais áreas de nossa vida do que imaginamos.

Afinal, os desentendimentos podem ocorrer em diversos âmbitos – família, amigos e em relações profissionais.

Neste último caso, o quadro é ainda mais delicado: cerca de 85% das pessoas em todo o mundo passam por algum tipo de conflito no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa recente ainda relata que 29% das pessoas passa por isso frequentemente: estima-se que os funcionários gastem, em média, 2,1 horas por semana lidando com conflitos profissionais.

Se você faz parte destas estatísticas e está buscando ajuda para lidar com a gestão de conflitos, esse artigo pode ser muito útil. Veja mais a seguir.

A natureza dos conflitos

Os conflitos nascem dos mais diversos fatores e em diversos ambientes.

Conflitos de personalidade, comunicação, opiniões e interesses divergentes, pressão do dia a dia, expectativas diferentes e problemas pessoais são os mais comuns.

E os conflitos podem ser de tipos diferentes:

– Interpessoais: entre duas pessoas

– Entre grupos

– Intrapessoal: quando há questões internas que geram sensação de insatisfação ou estresse no indivíduo

O conflito intrapessoal costuma surgir quando o indivíduo acumula uma série de frustrações ligadas a objetivos e expectativas que não foram alcançados, questionamentos existenciais ou até pendências psíquicas que causam um grande desequilíbrio interno.

A solução para este caso pode vir através de terapia profissional – mas, quando ignorada, pode evoluir para conflitos interpessoais por conta das manifestações que afetam terceiros.

O caráter de cada conflito

Alguns conflitos podem ser positivos – são aqueles que geram aumento de produtividade ou assume o papel de catalizador para atingir metas.

E são negativos justamente quando seus sintomas são o oposto do quadro descrito acima. É o tipo de situação que se não for contornada através de uma boa política de gestão de conflitos, pode ter efeitos devastadores – especialmente no ambiente de trabalho.

O ideal é lidar com cada conflito já em sua fase inicial. E o primeiro passo é observar e identificar quando você está entrando nessa situação.

Caminhos para a gestão de conflitos

Ao se deparar com conflitos – seja qual for a área de sua vida, existem duas formas de lidar com eles: de forma reativa ou proativa.

A gestão reativa de conflitos consiste em administrar as questões conforme elas forem surgindo.

Nestes casos, você pode proceder das seguintes maneiras:

–  Passivo: sair ou retirar partes do conflito de cena, em uma abordagem diplomática focada em apaziguar as emoções que estão intensas.

– Negociação: concessões bilaterais focadas em um acordo benéfico para todos os envolvidos

– Colaboração: abordagem mais sinérgica, que busca agradar a todos

– Força: quando há uso de poder ou autoridade para pôr fim à questão

Já uma gestão proativa também é uma opção – desde que medidas sejam tomadas antes do conflito se estabelecer, se forma a diminuir o impacto inicial.

A importância do Coaching na gestão de conflitos

O Coaching é uma ferramenta de autoconhecimento e de desenvolvimento de potencialidades – e a gestão de conflitos é uma delas.

O processo de Coaching na gestão de conflitos pode ser altamente positivo. Através dele é possível analisar o cenário do ponto de vista de uma terceira pessoa. Dessa forma você consegue olhar de fora para o problema e assim tem mais facilidade para considerar as opções que auxiliam a gerenciar a questão, projetando as melhores abordagens para cada indivíduo.

Além disso, o método ajuda no desenvolvimento de uma série de habilidades interiores – como oratória, adaptabilidade, flexibilidade, persuasão e receptividade.

A metodologia pode servir de apoio para uma série de pontos, que vão desde os conflitos nas relações profissionais até desacordos familiares ou conflitos comerciais.

Através do Coaching, você receberá suporte para elaborar um plano de ação para lidar com o conflito e enxergar o quadro todo com mais clareza. Tudo para que você possa tomar as melhores decisões e proceder com uma boa gestão de conflitos – não importa em qual quadrante de sua vida ele estiver se manifestando.

 

Como você pode ver, o Coaching é um grande catalizador de desenvolvimento pessoal.
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